Provedor da Comarca de Ponte de Lima

Ações disponíveis

Acções disponíveis ao leitor

Partilhar

 

Provedor da Comarca de Ponte de Lima

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MPTL/PCMCPTL

Tipo de título

Atribuído

Datas de produção

1740-03-25  a  1826-03-10 

Dimensão e suporte

4 livros (10 cm)

Entidade detentora

Município de Ponte de Lima

Produtor

Provedor da Comarca de Ponte de Lima

História administrativa/biográfica/familiar

De acordo com o disposto no título 62 do livro primeiro das Ordenações Filipinas, os Provedores das Comarcas detinham funções de natureza administrativa e financeira, operando, a nível local, em áreas semelhantes às comarcas.

Para além da gestão dos bens, incluindo a execução dos testamentos e legados pios, das confrarias, capelas e estabelecimentos religiosos, prestavam idêntico serviço em relação ao património dos defuntos, ausentes, órfãos e cativos.

Tinham a seu cargo a cobrança dos rendimentos da Coroa, a colecta de impostos, como o subsídio literário, o real d' água e as terças dos concelhos, a vigilância e controlo das contas dos almoxarifados, bem como o julgamento da «apelação sobre as coimas» e outras causas relativas à Fazenda Real.

A nível central relacionavam-se, conforme a natureza dos assuntos a tratar, com o Desembargo do Paço, a Casa da Suplicação, o Concelho da Fazenda e a Mesa da Consciência e das Ordens.

As Provedorias das Comarcas viriam a ser abolidas em 1832, em virtude do decreto de 16 de Maio do mesmo ano, ficando as suas atribuições a competir aos antigos Provedores do concelho, sob a autoridade dos Prefeitos das Províncias.

Sistema de organização

Organizado por séries e ordenado cronologicamente dentro das mesmas.

Condições de acesso

Comunicável, sem restrições legais.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução.

Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos.

Notas de publicação

Ordenações Filipinas, ed. fac-similada, 3 vol., Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1985. Recenseamento dos Arquivos Locais. Câmaras Municipais e Misericórdias. Vol. 3 - Distrito de Viana do Castelo. Ministério da Cultura, IAN/TT, Inventário do Património Cultural Móvel, Lisboa, 1996, p. 219-220. SUBTIL, José - Governo e Administração, in «História de Portugal», vol. 4, s.l., Círculo dos Leitores, 1993, p. 157-193.