Câmara Municipal de Cabaços

Ações disponíveis

Acções disponíveis ao leitor

Partilhar

 

Câmara Municipal de Cabaços

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MPTL/CMPTL11

Tipo de título

Atribuído

Datas de produção

1738-10-18  a  1837-11-20 

Dimensão e suporte

20 u.i. (17 livros, 3 cadernos); 22,5 cm

Entidade detentora

Município de Ponte de Lima

Produtor

Câmara Municipal de Cabaços

História administrativa/biográfica/familiar

Situado no termo do antigo concelho de Albergaria de Penela, o couto de Cabaços viria a ser confirmado, em 1115, à Sé de Braga pelo papa Pascoal II.

Penela continuaria a abranger Cabaços na sua área, em 1220, como referem as Inquirições desse ano. As de 1258, porém, já a descrevem como um couto por padrões, sendo seu único donatário o arcebispo de Braga.

No respeitante ao poder municipal, o couto de Cabaços dispunha de juiz ordinário, com funções também nos órfãos, de um escrivão, almotacé, vereador, meirinho e procurador, todos sujeitos à jurisdição da Mitra Primaz. Tinha eleição trienal do povo por pelouro, a que presidia o ouvidor de Braga.

Com a extinção dos coutos, Cabaços viria a ser anexado ao concelho de Ponte de Lima, ao qual ainda hoje pertence como simples freguesia.

Sistema de organização

Organizado por séries e ordenado cronologicamente dentro das mesmas.

Condições de acesso

Comunicável, sem restrições legais.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução.

Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos.

Notas de publicação

CAPELA, José Viriato - As freguesias do distrito de Viana do Castelo nas memórias paroquiais de 1758 - Alto Minho: memória, história e património - Monção: Casa Museu de Monção e Universidade do Minho, 2005.
CONDE d'Aurora - Roteiro da Robeira Lima. Porto, Livraria Simões Lopes, 1959.
COSTA, Américo - Dicionário Corográfico de Portugal Continental e Insular, vol. 4, Porto, Livraria Civilização, 1934, p. 8-10.
COSTA, António Carvalho da - Corografia Portuguesa e descrição topográfica do famoso Reino de Portugal..., 2ª edição, tomo 1, Braga, Tipografia de Domingos Gonçalves Correia, 1868, p. 167.
HESPANHA, A. M. - As vésperas do Levianthan. Instituições e Poder Político. Séc. XVIII, vol. 2, Rio de Mouro, Ed. António Manuel Botelho Hespanha, 1986.
LEAL, Augusto de Pinho - Portugal Antigo e Moderno, ed. fac-similada, vol. 2, Lisboa, Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 1990, p. 6-7.
Recenseamento dos Arquivos Locais. Câmaras Municipais e Misericórdias. Vol. 3 - Distrito de Viana do Castelo. Ministério da Cultura, IAN/TT, Inventário do Património Cultural Móvel, Lisboa, 1996, p. 233-234.