Ações disponíveis

Acções disponíveis ao leitor

Partilhar
 

Câmara Municipal da Queijada

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo Fundo

Código de referência

PT/MPTL/CMPTL36

Tipo de título

Atribuído

Datas de produção

1827-05-24 A data é certa a 1835-06-30 A data é certa

Dimensão e suporte

2 u.i. (1 livro, 1 caderno); papel

Entidade detentora

Município de Ponte de Lima

Produtor

Câmara Municipal da Queijada

História administrativa/biográfica/familiar

Chamado, já em 1285, Couto da Boalhosa e Queijada, o seu território abrangia as duas actuais freguesias do mesmo nome, situando-se ao norte do antigo concelho de Albergaria de Penela, próximo de Ponte de Lima.

Cada um dos antigos coutos que o compunha, tanto Santo Estêvão de Boalhosa, como S. João Baptista de Queijada, pertencia à Ordem de Malta, sendo donatário de ambos o comendador de Chavão, da mesma Ordem, a quem competia a jurisdição no cível.

No foro do crime, o couto pertencia ao julgado de Albergaria.

No respeitante ao poder municipal dispunha de um juiz ordinário e dos órfãos por eleição anual do povo.

Com a extinção da comenda de Chavão, o território viria a desmembrar-se, passando as suas freguesias a fazer parte do concelho de Albergaria de Penela.

Mais tarde, suprimido o concelho de Albergaria de Penela, o que viria a ocorrer em 24 de Outubro de 1855, as duas freguesias foram anexadas ao de Ponte de lima, do qual fazem parte.

Sistema de organização

Organizado por séries e ordenado cronologicamente dentro das mesmas.

Condições de acesso

Comunicável, sem restrições legais.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução.

Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos.

Notas de publicação

CAPELA, José Viriato - As freguesias do distrito de Viana do Castelo nas memórias paroquiais de 1758 - Alto Minho: memória, história e património - Monção: Casa Museu de Monção e Universidade do Minho, 2005.
COSTA, Américo - Dicionário Corográfico de Portugal Continental e Insular, vol. 12, Porto, Livraria Civilização, 1943, p. 1929-1949.
COSTA, António Carvalho da - Corografia Portuguesa e descrição topográfica do famoso Reino de Portugal..., 2ª edição, tomo 1, Braga, Tipografia de Domingos Gonçalves Correia, 1868, p. 235-236.
HESPANHA, A. M. - As vésperas do Levianthan. Instituições e Poder Político. Séc. XVIII, vol. 2, Rio de Mouro, Ed. António Manuel Botelho Hespanha, 1986.
LEAL, Augusto de Pinho - Portugal Antigo e Moderno, ed. fac-similada, vol. 8, Lisboa, Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 1990.
Recenseamento dos Arquivos Locais. Câmaras Municipais e Misericórdias. Vol. 3 - Distrito de Viana do Castelo. Ministério da Cultura, IAN/TT, Inventário do Património Cultural Móvel, Lisboa, 1996, p. 238-239.