Ações disponíveis

Acções disponíveis ao leitor

Partilhar
 

O Monóculo

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Série Série

Código de referência

PT/MPTL/CJPTL/009

Tipo de título

Atribuído

Datas de produção

1896-06-21 A data é certa a 1896-06-21 A data é certa

Dimensão e suporte

1 jornal; digital

Produtor

Jornal "O Monóculo"

História administrativa/biográfica/familiar

Alfredo Mâncio foi o criador de O Monoculo, periódico que rapidamente abandona para se dedicar a O Bohemio nesse mesmo ano de 1896.

O Monoculo saiu apenas no seu primeiro número em 21 de Junho de 1896 com 8 páginas e editado por J. A. Coelho. Impresso na «Typographia do Líma», teve como colaboradores Alfredo de Pratt, Luiz Trigueiros, Just de Lencastre e Júlio de Lemos.

O Monoculo, publicação mensal na forma de «uma folha de caricaturas em substituição do Phantasma que Deus haja! E que o titulo dado seria o de … de de … Monoculo, se bem me lembro» (De Vianna. In O Monoculo, n.1, p. 2).

Alfredo Augusto Mâncio (1868-1905), como jornalista e como caricaturista sobretudo, teria bebido a sua inspiração na obra de Rafael Bordalo Pinheiro (ainda que através do seu amigo Sebastião Sanhudo). Exemplo disso é o próprio título do periódico, inspirado num dos trabalhos de Rafael Bordalo Pinheiro: O Binoculo, um semanário de caricaturas sobre espectáculos e literatura da década de 70 do século XIX.

Do mesmo autor são também os periódicos O Bohemio, Piparotes e O Phantasma. Foi também dirigido por Alfredo Mâncio o periódico O Commercio editado por Duarte B. da Costa entre 1904-1906.

Âmbito e conteúdo

Título: O Monoculo

Responsabilidade: Alfredo Mâncio; editor J. A. Coelho

Publicação: Porto: Lith. Nacional; Ponte de Lima: Typ. do «Lima»

Periodicidade: Mensal (único número publicado)

Assuntos: Fundo Local / Ponte de Lima / Portugal / Publicações em série

Existências: Número único

Procedência: Arquivo Privado D. Francisco Maia Castro

Condições de acesso

Comunicável, sem restrições legais - artigo 38º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução.

Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Instrumentos de pesquisa

Catálogo de Jornais do Arquivo Municipal de Ponte de Lima.

Notas de publicação

GOMES; Isilda Costa Barros Amorim – Alfredo Mâncio: caricaturista de mérito: Editor de vários jornais. In ABREU, João Gomes de, coord. – Figuras Limianas. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2008. ISBN 978-972-8846-15-2. p. 301-302.
LEMOS, Miguel Roque dos Reis – Anais Municipais de Ponte de Lima. Ponte de Lima: Rotary Clube de Ponte de Lima, 2003. ISBN 972-9051-18-6. p 163.
LOUREIRO, José Carlos de Magalhães – Discípulos limianos de Rafael Bordalo Pinheiro. O Anunciador das Feiras Novas. Ponte de Lima: Associação Empresarial de Ponte de Lima. Nº16 (1999), p. 85 a 94.
MORAIS, Adelino Tito de - Publicações periódicas de Ponte de Lima: resenha cronológica do século XIX (1865-1899). Porto: Universidade Fernando Pessoa, 1996, p. 29